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Do dom da comunhão nasce a tarefa da construção da fraternidade, isto é, do tornar-se irmãos e procuro casal maior de 70 anos irmãs numa determinada comunidade onde se é chamado a viver juntos.
Entre esses merece renovada atenção o Sacramento da Reconciliação, através do qual o Senhor reaviva nossa união com Ele e com os irmãos.
A alegria é um esplêndido testemunho do caráter evangélico de mulher procura homem maduro puebla uma comunidade religiosa, ponto de chegada de um caminho não isento de tribulação, mas possível, porque sustentado pela oração: «Alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração» ( Rm 12, 12).para que com um só coração e uma só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo» ( Rm 15, 4-6).O crescimento impressionante da miséria nas periferias das grandes cidades e o empobrecimento do meio rural aceleraram o processo de «deslocamento» de não poucas comunidades religiosas para esses ambientes populares.Um religioso idoso, que não se deixa vencer pelos achaques e pelos limites da própria velhice, mas mantém viva a alegria, o amor e a esperança, é um apoio de incalculável valor para os jovens.A comunidade cristã não é uma coletividade anônima, mas, desde o início, é dotada de seus chefes, para os quais o apóstolo pede consideração, respeito e caridade.



Muito rapidamente os membros serão tentados a procurar em outros lugares o que não podem encontrar em casa.
Como a medíocre qualidade da vida fraterna foi frequentemente apontada como motivação de não poucas defecções, assim a fraternidade vivida constituíu e ainda constitui um válido sustentáculo para a perseverança de muitos.
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87 João Paulo II à Reunião Plenária da civcsva,.
1 Ts 5, 7) A comunidade religiosa vive, de fato, constantemente diante de seu Senhor, de cuja presença deve ter contínua consciência.Esse amor que une é o mesmo encontre os pares uruguai que impele a comunicar, também aos outros, a experiência de comunhão com Deus e com os irmãos.A presença de pessoas idosas na comunidade pode ser muito positiva.Ainda mais: os recentes grandes movimentos migratórios colocam o problema da convivência das diversas culturas e o da reação racista.Isso se reflete também na aceitação e direção de paróquias: dever-seiam privilegiar as paróquias que permitam viver em comunidade e nas quais é possível exprimir o próprio carisma.Inserção nos ambientes populares Juntamente com tantos irmãos na fé, as comunidades religiosas estiveram entre os primeiros a inclinar-se sobre as pobrezas materiais e espirituais de seu tempo, em formas continuamente renovadas.Uma fraternidade rica de alegria é um verdadeiro dom do Alto aos irmãos que sabem pedi-lo e que sabem aceitar-se empenhando-se na vida fraterna com confiança na ação do Espírito.Ela pode, às vezes, parecer superior às forças humanas, além de um inútil desperdício de energias, em especial para pessoas intensamente empenhadas na ação e condicionadas por uma cultura ativista e individualista.Seu fundamento é a comunhão em Cristo estabelecida pelo único carisma originário».61 Por isso, a referência ao próprio fundador e ao carisma por ele vivido e comunicado e, depois, conservado, aprofundado e desenvolvido ao longo de toda a vida do instituto,62 aparece como um componente.1 Cor 12, 7).



Esse amor solícito e respeitoso, não possessivo mas gratuito, deveria levar a fazer sentir próximo o Amor do Senhor, aquele Amor que levou o Filho de Deus a proclamar, por meio da cruz, que não se pode duvidar de ser amado pelo Amor.

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